No final de ano é realizada a maior parte dos vestibulares, além da prova do ENEM.

Por isso, esse é um período em que é comum ver estudantes preocupados e inseguros, sobretudo aqueles que estão fazendo essas provas pela primeira vez.

A respeito disso é preciso saber duas coisas. Primeiro, que isso é totalmente compreensível e não há nada de incomum em se sentir assim. Afinal, você esperou o ano inteiro por esse dia. Segundo, existem estratégias que podem te preparar para realizar os exames com confiança.

Veja as 4 dicas que separamos para você:

Pesquise sobre o trajeto até local da prova

É importante ter certeza da data, horário e local do exame. Visite o site oficial e anote essas informações para consultar sempre que necessário.

Também convém conhecer o local de prova e saber quanto tempo você leva para chegar até lá com antecedência. Se possível, visite a localização da prova alguns dias antes para conhecer um pouco a região.

Certifique-se das opções de transporte que você tem: se existe metrô, trem, ônibus ou outros transportes necessários para o trajeto e como é o funcionamento deles nos finais de semana. Caso alguém possa te levar de carro, combine antecipadamente com a pessoa para não haver imprevistos.

Tenha uma boa alimentação

Muito cuidado com as refeições às vésperas das provas: evite alimentos pesados e pratos novos cuja reação do seu corpo você desconhece. Assim, você reduz o risco de passar mal no dia do exame.

Em vez disso, prefira uma alimentação leve e balanceada. Consuma mais frutas, saladas, peixes e todo tipo de nutrientes que auxiliem no bom funcionamento do seu corpo. E lembre-se de beber bastante água!

Busque conteúdos leves e educativos

Na semana da prova, evite a rotina desgastante de estudos que você teve ao longo do ano. Afinal, é hora de manter a tranquilidade e confiar no que você já sabe em vez de se preocupar pensando no que, por algum motivo, você deixou de aprender. Se você é o tipo que quer continuar estudando até o último minuto, faça isso de uma maneira mais leve: veja filmes educativos, assista e leia os jornais, escute algum podcast sobre atualidades, visite o museu de sua cidade, enfim, busque maneiras lúdicas de se manter informado.

Invista na sua preparação emocional

É preciso saber que, além de exigir o conteúdo de todo o Ensino Médio, as provas de vestibular e ENEM costumam ser longas e cansativas. Isso significa que, além de saber responder às questões, é muito importante ter inteligência emocional para manter a concentração e a tranquilidade para realizar um bom exame.

Por isso, nesse período é recomendado evitar conflitos, estresse desnecessário, entre outras situações que possam interferir no emocional do estudante. Invista em momentos agradáveis com a família e amigos.

Além disso, cultive pensamentos estimulantes sobre o quanto você se dedicou ao longo do ano e lembre-se dos motivos que te fazem sonhar com a vida universitária e a sua profissão. Não se deixe levar pelas preocupações sobre o que não foi possível estudar, entre outras dificuldades, pois isso não ajuda e pode te desestabilizar emocionalmente.

Busque algo que alivie a tensão e traga relaxamento na semana da prova. Alguns preferem praticar atividade física, outros preferem meditar, há quem busque conforto na espiritualidade… Independentemente da escolha, cuide da sua saúde emocional e faça uma boa prova!